Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, janeiro 19

I have good love for the stock exchange

Hoje ouvi da boca de um qualquer a palavra investir…


Penso na palavra e logo penso na bolsa de valores, casas, apartamentos, carros, jóias, relógios enfim coisas materiais. Logo de seguida associo também os sentimentos a essa economia de transacções e pergunto-me:


- Mas será que esta tem a mesma liquidez?, se olharmos em volta vemos que é bem mais rica e fluente pois gratuitamente nascem, crescem existem e associam-se quase sempre sentimentos aos bens materiais em que investimos, porque somos só garotos que têm mais olhos que barriga que querem ou precisam impressionar-se a si mesmos, aos amigos ou a uma mulher feita que se quer a longo termo (irmã, mamã ou assim).


Assim como na bolsa de valores, existem produtos nas transacções de bens sentimentais que podem ser classificados de duas formas:

1- quanto à duração | curto prazo (até 1 ano) e médio e longo prazo (a partir de 1 ano em diante) e;

2- quanto à rendibilidade | alto rendimento (um sonho banal ou não) que implica um alto risco e baixo rendimento (uma decepção ou parte do jogo para alguns) sem grande risco associado…

… eu podia até brindar-vos com alguns exemplos práticos mas vou passar ligeiro (livre de aspereza) pela matéria, já que nesta etapa das vossas carreiras pseudo-materiais devem ter em vós o orgulho de descobrir por vós mesmos o que se lhes assemelha se for do vosso interesse.


Os compradores podem sempre em função dos seus perfis querer apenas investir para voltar a reinvestir ou podem tirar dali dividendos para se recriarem (feito patetas) com o "sucesso" obtido, eu confesso que gosto de combinações perigosas mas porque preciso do risco (ou da tensão seguida da resolução), sei que sem essa pressão não se ganham diamantes… mas tenho pouca apetência a entender os produtos numa forma específica e singular (prefiro o geral) isso seria na minha óptica anular-se a sua essência - gosta compra, não gosta outro comprará e o seu valor manter-se-á intacto (talvez aumente) e dessa forma não se prejudica quem dele necessita mas eu assim alargo o meu panorama mercantil no todo, tudo isto inconscientemente, sem me querer tornar num expert vou assim aprendendo e uso de mim a sapiencia para ajudar a quem careça de foco emocional.


Qual o produto a investir… haverá sempre bons conselheiros para os ajudar a decidir porque sim ou porque não, mas entender a alma do comprador é a melhor forma de se lhe fornecer um serviço de qualidade, contudo é condição ter que estar no barulho ter que ir para a bolsa ter que oferecer um produto que dentro da sua esfera ou nicho de mercado preencha os requisitos elementares… não sei nem me questiono que tipo de produto seria eu se me fosse comercializar ou imaginar o que gritaria aos homens do comércio (rio-me só de imaginar)?


Seria um produto de colecção e teria lugar central numa sala onde a luz do sol fosse meticulosamente calculada para a iluminar, com vista para um jardim onde se veria a relva cor verde fresco e bem aparada com um leve cheiro do verniz e uma aragem doce com sabor a verão, onde o chão e as paredes seriam de madeira (carvalho) sólida com um espaço dedicado a mim a 100% que me esperasse assim totalmente vazio e pobre (talvez me encaixe), ou seria consumido enquanto durasse e me fosse reservado um pequeno bar (num apartamento fechado de alegria e harmonia) até que melhor então aparecesse para me surripiar a vez (não gosto)… ou ainda, (gosto desta) - seria um produto honesto que estaria de acordo com as características apresentadas na ficha técnica mas não seria completo (de acordo com as expectativas) e sofreria tantas adaptações (de acordo com as necessidades) que perderia o seu valor inicial, que era um (num mundo de Harry Potter de valor incalculável) mas que nessa coisa do: - ter-se o que se quer por que se aprende (política social) a querer chegar em primeiro sem se ver onde se foi (logo perderia o sentido)… que valor lhe dariam vós, que pensam antes de falar e que falam depois de fazer (sensatos)!?


Sem comentários: