Número total de visualizações de páginas

sábado, janeiro 10

Gosto do Brasiuu !!!


...Entrei nesse boteco, a intenção era a de ouvir um sambinha tomar um chopinho, ao som do chamado chourinho, como é conhecido aqui nesse nosso Brasil..., não foi só a música tudo era bom mais rico, em vogais abertas sinceras explicações da lingua de Camões que em terras Lusas nunca soubera antes respeitar, todos diferentes todos iguais, gente de lá, cuja a origem vem de onde nasce o sol, como minha namorada, dançando e animando o pagode.

Quero expressar o meu português do mesmo jeito dessa forma açucarada de mostrar quem sois, eu sou brasileiro quando não sou nada de que me lembre, porque falo essa lingua parecida com a que cresci escutando, e rejeitando a dureza da lingua materna, mas aqui também sou filho não filho da terra, mas filho da lingua, lembro-me de ser pequeno querendo falar o inglês-americano, camone, iéss...


Como que no meu inconsciente, existisse essa dor que era ferida carente de trato, e em mais que qualquer outro lugar terei que ir viajando pela lusofonia, esse trajecto para quem não sabe o que é Portugal, português falo. Ir descobrindo ao sabor de um razão desfeito em episódios cuja a imprecisão e escassez de aleatoriedade faz perder a lógica de quando exactamente isso acontece.

Portuga aqui é conhecido por trabalhar feito formiga, todo o mundo gosta de tirar sarro (fazer piadinha) do padeiro, do avarento, que trabalha de sol a sol pra comprar Boteco- bar tradicional brasileiro, onde se vendem imperiais e petiscos caseiros brasileiros- ou investir na panificação de preferencia em esquinas de bairros residênciais...

O Brasil carrega a responsabilidade de ser uma das poucas boas esperanças no mundo, quem o diz são intelectuais brasileiros que por uma razão diversa da que defendo acreditam nesse país, que confesso sempre me fascinou, não da mesma forma que me fascinam os tubarões ou a natureza em geral, outra forma mais vaidosa, sim um certa vaidade de ser a nossa lingua.

Essa crença funde-se com a minha na medida em que olhando para o que se passa no mundo, nomeadamente em Israel, nessa matança determinada pela diferença, que parece que se dissipam determinadas pela indiferença á dor, todas as crenças de ser possivel viver-se em paz e harmonia com quem difere de quem pensa ser o Homem.

O Brasil, nosso Brasil é o mais perfeito exemplo do que signica tudo o que é plural e conjunto, seja a multiculturalidade, multiracialidade, multicoloridade..., convergindo tudo para uma lingua que no caso da gente é recompensa, mas que no caso de tudo é comunicação simples, esse é o meu tesão, a comunicação!

Sem comentários: