Este é um sistema de velocidade considerado por todos os treinadores como a arma principal do ataque, onde se tenta transportar a bola para a zona que se ataca, com um número menor de passes e dribles, com o objetivo de fazer a cesta antes que a equipe adversária organize a defesa.
A força do rompimento rápido se classifica em passes curtos e rápidos, por jogadores que seguem uma determinada trajetória já estabelecida nos treinamentos, de preferência, cruzando os passes entre jogadores.
O contra ataque é um sistema que agrada a jogadores e principalmente ao público, pelo seu dinamismo. O contra ataque tem que ser o primeiro recurso para que uma equipe ataque, isto é, deve ser a primeira opção de ataque de uma equipe, principalmente quando a defesa adversária marca zona.
Para que em um contra ataque tenhamos sucesso, devemos salientar quatro pontos importantes:
RECUPERAÇÃO DA BOLA ATRAVÉS DO REBOTE DEFENSIVO.
Uma equipe recupera a bola através de um bloqueio defensivo bem executado. Isto se faz logo após o arremesso do adversário, não permitindo que a equipe que arremessou se apodere da bola.
SAÍDA DA DEFESA PARA O ATAQUE.
A saída da defesa para o ataque tem que ser de forma organizada e depende muito do tipo de marcação que a equipe vem executando durante o jogo. Se marcar por zona, o contra ataque fica mais fácil, porque uma das vantagens da marcação por zona e que possibilita a obtenção do rebote e conseqüentemente o contra ataque. O contra ataque deve ser com posições determinadas na quadra dependendo do lado que cair a bola, se o arremesso do adversário não tiver êxito.
Se a marcação for individual, recomenda-se que os jogadores sejam numerados, para que os mesmos saiam em velocidade, logo após a obtenção do rebote defensivo.
O TRAJETO A SER PERCORRIDO POR CADA JOGADOR.
É muto importante que os jogadores sem a bola corram pelas laterais da quadra e o que está com a bola corra pelo meio da quadra. A importância deste procedimento é pelo fato do jogador que corre pelo meio, com bola enxergará melhor seus companheiros que seguem pelas laterais.
A FINALIZAÇÃO.
sexta-feira, dezembro 15
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário